-
Arquitetos: Patio Estudio
- Área: 154 m²
- Ano: 2020
-
Fotografías:Gonzalo Viramonte
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sobre o contexto. A sala polivalente está localizada nas traseiras de uma empresa que fornece serviços integrais. Esta empresa desempenha um papel importante na reciclagem de resíduos e restos das principais empresas do setor automóvel no país e tem uma forte relação com a sustentabilidade e os cuidados ambientais. Face à oportunidade de recuperar um espaço abandonado, o projeto surgiu da necessidade de um local onde a equipe de trabalho pudesse comer, descansar e realizar atividades como capacitações ou conversas de negócios. Sob esta premissa, um espaço foi concebido para ser fisicamente, visualmente e sensorialmente abstraído do seu ambiente de trabalho diário.
Sobre o projecto. A entrada funciona como um filtro entre a empresa e o local, ligando-se a um local coberto com cozinha e uma sala à esquerda, uma área de churrasqueira aberta e um lavabo à direita. Dentro do espaço há também uma horta e uma área de compostagem para a produção de alimentos e tratamento de resíduos orgânicos. O espaço tem o carácter de um pulmão, não só devido à terra que respira, mas também devido à morfologia e disposição dos seus muros de lama que abraçam o espaço, Procura que o pessoal respire, descanse e se sinta contido num ambiente natural. O projecto tem os usos separados pelo pátio, o que permite fases flexíveis na sua construção.
Sobre a bioconstrução. Foram utilizados materiais sustentáveis disponíveis dentro da empresa. A terra é extraída do estaleiro de construção. A estrutura das paredes é de madeira reciclada a partir de embalagens de autopeças recuperadas pela mesma empresa.
Ambos os materiais compõem as paredes com uma versão híbrida de estrutura de madeira e "quincha" (uma estrutura de madeira cheia de lama e palha que proporciona leveza e isolamento térmico) e são rebocadas em lama com aditivos naturais como água de penca, guano e óleo de linhaça.
A terra é o material de construção natural mais abundante na maioria das regiões do mundo. Nos países industrializados, a exploração excessiva dos recursos naturais juntamente com o fabrico intensivo de energia e produtos químicos, geram uma grande poluição ambiental, prejudicando não só o nosso planeta, mas também a saúde daqueles que o habitam.
Entre as qualidades que a lama tem, podemos encontrar o controlo da humidade e o armazenamento de calor que alcança o conforto térmico. É um material super-isolante que poupa energia no ar condicionado, não requer transporte, reduz a poluição ambiental e é reutilizável. Também poupa nos custos de construção (25% aproximadamente) e incentiva a auto-construção.